terça-feira, 9 de julho de 2013

Controlando seus impulsos



Você sabe que controlar impulsos não é algo muito fácil. Você já deve ter passado por algumas situações parecidas com essa: “ataques” à geladeira mesmo quando você não está com fome (só por ansiedade); comprar mais coisas do que devia e se encontrar em meio à dívidas inesperadas; se envolver em discussões ou brigas que, após a situação, você percebe que não valeu a pena, etc. São situações em que você age antes de pensar. Em outras palavras, um impulso serve como alívio ou gratificação no momento do ato do impulso e gera culpa após a situação. Todos nós temos impulsos, eles não são sempre ruins. Entretanto, quero falar com você neste texto sobre aqueles impulsos que não são saudáveis, que te trazem conseqüências desagradáveis. Os transtornos de controle de impulsos têm sido, atualmente, uma das maiores causas de sofrimento psíquico.

http://blogs.jovempan.uol.com.br/medicodefamilia/files/2013/03/compulsao.jpgGostaria de citar os impulsos mais comuns na atualidade:

*      Comer compulsivo;
*      Compras compulsivas;
*      Dependência de drogas;
*      Dependência de álcool e cigarro;
*      Jogo compulsivo;
*      Dependência de medicamentos;
*      Compulsão por sexo;
*      Impulsos agressivos;
*      Dependência de internet.

http://www.terapiaemdia.com.br/wp-content/uploads/2010/01/compra.jpgTodos estes comportamentos (comer, comprar, jogar, fazer sexo, agressão, fumar, beber, usar drogas) proporcionam alto nível de prazer quando estão sendo realizados; contudo, quando feitos em excesso e em ocasiões desnecessárias, causam consequências ruins e sentimentos de culpa. Exemplos: comer compulsivamente aumenta o peso; comprar e jogar compulsivamente provocam prejuízos financeiros; internet em excesso desencadeia prejuízos em várias áreas da vida; impulsos agressivos atrapalham relacionamentos sociais, etc.
http://www.situado.net/fotos/2009/05/como-dar-fim-a-brigas-na-escola.jpgOs impulsos relacionados ao uso de drogas, álcool, cigarro e medicamentos possuem um agravante: não é apenas o prazer do comportamento por si só que faz com que a pessoa queira repeti-lo, mas existem componentes biológicos que fazem com que a pessoa não consiga mais viver sem o uso da substância. A estes impulsos chamamos de DEPENDÊNCIA QUÍMICA. Os outros impulsos acima citados chamamos de DEPENDÊNCIA COMPORTAMENTAL.

Estarei dispondo neste blog, nos próximos dias, textos específicos para cada um destes impulsos: comer compulsivo, compras compulsivas, impulsos agressivos, dependência de internet e dependência química em geral.

Colocarei algumas dicas práticas sobre como lidar com cada um desses impulsos!

Acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como traumas de infância podem se transformar em ansiedade na vida adulta?

    Os nossos primeiros anos de vida são determinantes na formação da nossa personalidade e visão de mundo. As experiências que vivemos ...