segunda-feira, 16 de julho de 2012

Transformando sonhos em metas


Os sonhos movem nossas vidas. Você já percebeu como a nossa existência é movida por sonhos? Ah, como é importante sonhar! Pare e pense um pouquinho naquilo que você sonha, mesmo que seja algo que pareça grande demais, fora do seu alcance, mas é um sonho. Para lhe ajudar, veja alguns exemplos:
·         - Seguir uma carreira específica (ex: ser médico, advogado, professor, arquiteto, etc.)
·        -  Passar em um concurso
·         - Fazer uma viagem à um lugar especial
·         - Comprar uma casa ou um carro
·         - Modificar alguns hábitos, como parar de fumar, ou emagrecer
·         - Aprender a fazer algo novo (ex: tocar um instrumento musical, aprender um esporte, pintar, cozinhar, etc.)
·         - Realizar um projeto pessoal (ex: escrever um livro, ter sua própria empresa, realização de um projeto social, ser um compositor conhecido, ser uma pessoa de muito sucesso, etc.)
·        -  Formar uma família (casar, ter filhos)

Enfim, são muitos exemplos de sonhos. Talvez o seu não esteja escrito aqui, mas com certeza você os tem. Mas vejamos, você concorda que os sonhos, em sua grande maioria, estão somente no plano das idéias, como algo muito distante? Por exemplo: às vezes você tem um sonho de viajar para a Disney. Aí eu lhe pergunto: “quando você pretende realizar esta viagem?”; e você me diz: “não sei, quando der, um dia, quem sabe...”. Esta viagem está somente como um ideal, mas, pela resposta dada, nem se sabe quando vai ser realizada e “se” será realizada. É por isso que quero te desafiar a transformar os seus sonhos em metas: enquanto o sonho é algo que queremos muito, mas está no plano das idéias e, muitas vezes, distante; a meta consiste em você PLANEJAR o seu sonho, ou seja, a meta é específica, com um prazo e plano de ação.
Mas como posso transformar meus sonhos em metas? Vou lhe mostrar alguns passos, bem práticos, para que você consiga elaborar seu plano de ação. Primeiramente, pense em um sonho que você tem. 

 Logo em seguida, você seguirá os quatro passos descritos a seguir:
v       - PASSO 1 – FILTRANDO: OBJETIVO ESPECÍFICO DA MINHA META
O que exatamente você quer? Seja bem específico. Exemplos: ser um advogado, fazer uma viagem à Disney, emagrecer 8 kg;

v      -  PASSO 2 – PLANEJAMENTO TEMPORAL: DAQUI A QUANTO TEMPO? / EM QUANTO TEMPO?
Dentro de quanto tempo eu preciso realizar este sonho? Daqui a quanto tempo ele precisa ser realizado? Exemplo: quero ser um advogado daqui à 6 anos; quero fazer uma viagem à Disney no fim do próximo ano; quero emagrecer 8 kg em 5 meses.

v      -  PASSO 3 – PLANEJAMENTO INSTRUMENTAL: O QUE EU PRECISO TER E/OU FAZER?
Para que este sonho seja realizado, o que eu preciso ter em mãos ou fazer? Exemplos: Para eu ser um advogado, preciso entrar em uma faculdade de Direito, ler muito, posteriormente fazer prova da OAB; para eu viajar para a Disney, preciso ter um valor “x” em dinheiro e tempo disponível para a viagem; para emagrecer 8 kg, preciso fazer uma dieta alimentar e exercícios físicos.

v       - PASSO 4 – PLANEJAMENTO COTIDIANO: PENSANDO EM MINHA VIDA E MEUS HÁBITOS, O QUE EU PRECISO ACRESCENTAR? O QUE EU PRECISO TIRAR? E O QUE EU PRECISO MODIFICAR?               

Pense hoje na sua rotina e nos seus hábitos: o que precisa ser modificado para que seu sonho seja realizado? Exemplos: para eu ser um advogado, preciso interessar-me pelas leis, estar mais “antenado” nos fatos, ler mais, exercitar minha oratória e capacidade de persuasão, diminuir tempo ocioso na internet; para eu fazer a viagem à Disney, preciso diminuir pela metade meus gastos, separar um valor “x” mensal para guardar em uma poupança; para eu emagrecer 8 kg, preciso fazer uma quantidade “x” exercícios físicos por semana, diminuir alimentos calóricos (enumerar quais), comer o mínimo possível após as 18 horas.

Comece hoje mesmo o seu plano de ação. Não deixe seu sonho ficar apenas no plano das idéias. Com certeza você tem condições de colocá-lo em prática, siga estes passos e cumpra rigorosamente seu plano, pois assim, grandes são as chances de sua meta ser cumprida e seu sonho realizado.

               E LEMBRE-SE DO AUTOCONTROLE: VALE A PENA ABRIR MÃO DE ALGO MUITO PRAZEIROSO NO MOMENTO PARA TER UMA ÓTIMA RECOMPENSA FUTURAMENTE!!!          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como traumas de infância podem se transformar em ansiedade na vida adulta?

    Os nossos primeiros anos de vida são determinantes na formação da nossa personalidade e visão de mundo. As experiências que vivemos ...