quinta-feira, 18 de julho de 2013

Oniomania: O desejo compulsivo de COMPRAR

Sim, é bem diferente de um mero consumismo. Pessoas que possuem Oniomania (vício em compras) admitem um desejo incontrolável de comprar. Você tem dificuldades em ir ao shopping e sair sem nenhuma sacola de compras, mesmo sem estar precisando de nada e nem estar em condições financeiras de realizar tais compras? Conhece alguém assim? Esse pode ser um dos sinais.



Compras excessivas podem ser consideradas um transtorno quando começam a acontecer prejuízos financeiros e emocionais e, ainda assim, a pessoa continua recorrendo às compras buscando vivenciar prazer, mesmo se sentindo extremamente culpada quando os prejuízos começam a surgir.

Sabe-se que a oniomania emerge de sentimentos de vazio, ansiedade, tristeza e frustração. Quando uma pessoa não consegue resolver bem seus sentimentos, tenta supri-los adquirindo coisas novas como única forma de prazer. Comprar traz alívio momentâneo. Mas o arrependimento surge logo em seguida.



Algumas preguntas básicas para você se fazer:

- Não resiste ao impulso de comprar?
- Gasta mais que o planejado e se prejudica financeiramente?
- Impede ou prejudica seus planos e os planos das pessoas à sua volta?
- Precisa comprar de qualquer forma, independente do produto comprado?
- Assume dívidas acima de cinco vezes o valor de sua renda mensal?


Se a maioria das respostas for SIM, já existem alguns alertas para o seu hábito de comprar.

Esse vídeo suscinta bem o comprar compulsivo:

http://www.youtube.com/watch?v=hzPZ3PEhcRU



A principais dicas para você que se identifica com estes sinais ou conhece alguém que se identifica são estas:

- Corte todas as formas de crédito, como cheques e cartões de crédito;
- Peça para que uma outra pessoa da família assuma o controle de suas finanças até que você consiga ter um maior controle sobre o hábito de comprar.



Existe tratamento! Os tratamentos psicológicos cognitivo-comportamentais têm se mostrado bastante eficazes no controle do impulso de compras!

O diagnóstico só pode ser realizado precisamente por profissionais na área de saúde mental! Se você estiver em dúvida ou achar que algum conhecido pode se identificar com essas características, não deixe de procurar um profissional para fazer a avaliação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como traumas de infância podem se transformar em ansiedade na vida adulta?

    Os nossos primeiros anos de vida são determinantes na formação da nossa personalidade e visão de mundo. As experiências que vivemos ...